2018
A 7º Edição do LUMINA Festival da Luz em Cascais decorreu de 21 a 23 de Setembro de 2018. LUMINA voltou
a iluminar o espaço urbano da vila com espetáculos de luz e cor, através de obras artísticas de reconhecidos artistas nacionais e internacionais oriundos de diferentes pontos do globo.
Sob a forma de projectos contemplativos, video mappings, performances, projectos interactivos e pela primeira
vez desfiles coloridos que têm sempre como base comum a luz, o objetivo foi celebrar o tema “Cores e Formas”
em todas as suas nuances, sentidos e aspectos, mas também permitir aos visitantes, interpretarem livremente diferentes formas de expressão, interagirem e participarem nas obras artísticas, proporcionando-lhes uma experiência única.
Com uma programação de excelência, o percurso foi composto por 17 obras de diferentes artistas nacionais e internacionais que se reuniram e prestaram tributo à arte da luz. Este intercâmbio cultural que enriquece o LUMINA projeta não só os artistas mas também países.
Dando continuidade ao mote da inclusão e interação, o LUMINA 2018 contou com várias obras participativas - criadas a partir de workshops com a colaboração da comunidade local - e obras interativas, onde os visitantes foram chamados a intervir na própria obra.
O LUMINA é um evento gratuito que convida miúdos e graúdos a deixarem-se surpreender por um maravilhoso cenário de luz no meio da noite escura.
2017
A 6º Edição do LUMINA Festival da Luz em Cascais vai decorrer de 22 a 24 de Setembro. LUMINA é um evento único em Portugal que recria o espaço urbano da vila com espetáculos de luz e cor, projeções multimédia e instalações interativas.
O Festival, considerado pelo The Guardian, um dos 10 melhores Festivais de Luz da Europa, com obras de artistas nacionais e internacionais, realça o património histórico através de um percurso pelas ruas de Cascais, ao mesmo tempo que garante momentos únicos de descoberta para serem vividos em família ou entre amigos.
O LUMINA, criado e produzido pelo ateliê OCUBO, conta com o investimento e co-produção da Câmara Municipal de Cascais, bem como com o apoio de Embaixadas e privados.
É um evento de entrada livre, que anualmente é visitado por mais de 400 mil pessoas, para assistirem a momentos culturais inesquecíveis e surpreendentes.
A Natureza é o tema que vai mover a criatividade dos artistas convidados nesta edição do LUMINA Festival da Luz 2017.
2016
De 8 a 11 de Setembro, a vila de Cascais voltou a ser palco de deslumbrantes jogos de luz, cor, som e movimento. Nesta 5ª edição, o LUMINA Festival da Luz presenteou os seus visitantes com mundos de fantasia que proporcionaram uma verdadeira exaltação dos sentidos, remetendo para o tema Mundos Fantásticos da Luz.
Parte integrante de uma rede internacional de Festivais de Luz, este brilhante evento é criado e produzido pelo atelier OCUBO- com direção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle – referência nacional e internacional nas áreas de vídeo mapping e projeções interativas, com projetos realizados um pouco por todo o mundo. Com investimento da Câmara Municipal de Cascais, União Europeia, Embaixadas e privados, o LUMINA é um evento único que reforça a identidade de Cascais e traduz a aposta da autarquia na diversificação da oferta cultural do concelho. Os elevados números do turismo na vila provam que este investimento na diversificação tem tido sucesso: Cascais está hoje mais atrativa e mais competitiva.
Ao longo destas 4 noites, o público foi guiado ao longo de um percurso sequencial por fascinantes atmosferas mágicas que garantiram uma experiência sensorial estonteante e uma vivência cultural inovadora. Através de instalações multimédia dinâmicas, vídeo mapping e projecções de luz sobre edifícios emblemáticos de Cascais, o Lumina Festival da Luz realça o património histórico desta vila ao mesmo tempo que garante momentos únicos de descoberta para serem vividos em família ou entre amigos.
Dando continuidade ao mote da inclusão e interação, o público encontrara no LUMINA várias obras participativas - criadas a partir de workshops com a colaboração da comunidade local - e obras interativas, onde os visitantes são chamados a intervir na própria obra. Uma experiência única no seu género em Portugal.
Com uma programação de excelência, este festival conta com a participação de mais de 40 artistas nacionais e internacionais e com um percurso de 22 obras pronto a transportar quem por ali passa numa viagem de emoções e sensações. Para garantir que tira o máximo proveito desta experiência sugerimos sempre que descarregue gratuitamente a LUMINA APP através do Google Play e da App Store. Esta aplicação servir-lhe-á de guia e dar-lhe-á informação adicional sobre as obras.
O LUMINA é um evento gratuito que convida miúdos e graúdos a deixarem-se surpreender por um maravilhoso cenário de luz no meio da noite escura.
2015
A 3ª edição do LUMINA Festival da Luz, decorreu em Cascais de 12 a 14 de setembro de 2014, e contou com obras oriundas de diversos países espalhadas ao longo do Percurso da Luz, proporcionando momentos de descoberta, magia e grande emoção junto do público.
A escolha de artistas conceituados e internacionalmente reconhecidos na área da arte da luz, levou o público
a sentir-se completamente envolvido, superando o lado apenas contemplativo que a luz nos traz. Uma programação diversificada com apontamentos que nos remeteram para a ligação da Vila com o mar e a luz.
Espetáculos de luz, esculturas e instalações luminosas que interagiam com os visitantes, projeções multimédia
e vídeo mapping nos edifícios e locais mais emblemáticos da vila, valorizaram a herança histórica local e ofereceram uma visita diferente a Cascais, proposta por Nuno Maya e Carole Purnelle, criadores e diretores artísticos do LUMINA Festival da Luz.
Em 2015, de 11 a 13 de setembro, o LUMINA volta a Cascais com nova programação, para mais uma edição Brilhante!
Siga a Luz Azul!
2013
Entre 13 a 15 de Setembro, a mágica combinação da luz com o mar deu o mote à 2ª edição do LUMINA Festival da Luz, transformando o centro histórico e a baía de Cascais numa experiência cultural inovadora, de entada livre e para todas as idades.
Ao longo de três noites mágicas, mais de 20 artistas nacionais e internacionais surpreenderam com grandiosos espectáculos de luz e cor, video mapping, efeitos 3D, graffitis de luz, projecções multimédia gigantes, esculturas luminosas e instalações artísticas que interagiram com o público numa experiência única no seu género em Portugal.
Aos artistas que aqui trazem as mais criativas e artísticas iluminações de espaços públicos não passou desapercebido o facto de a inauguração da iluminação pública eléctrica em Portugal ter ocorrido a 28 de Setembro de 1878 em Cascais, por ocasião das festas de aniversário do príncipe D. Carlos.
Cascais foi também pioneira como terra de Faróis e as suas Luzes contribuíram para o sucesso dos Descobrimentos Portugueses. Hoje a Luz destes Faróis lembra-nos a ligação de Cascais com o Mar, inspirando grande parte das instalações artísticas, espectáculos participativos, conferências e conversas com artistas.
Nuvens que vêm do mar invadem a vila… desenhos de crianças de Cascais e de três países europeus mostram a sua visão pessoal sobre o Mar, fachadas impessoais ganham vida… são inumeras as peças que dão voz às pessoas, deixando-as refletir sobre o espaço público, e que em tom lúdico nos fazem questionar o nosso modo de viver. São vários os artistas que buscam a colaboração e o envolvimento com a comunidade de Cascais e com o público em geral através da interacção em locais específicos em que todos serão convidados a participar, desde os mais miúdos aos graúdos.
A utilização de novas tecnologias que visam alcançar uma maior eficiência energética torna o LUMINA num evento inovador, tendo a seleção das obras em conta a sua eficiência energética na relação energia gasta vs público alcançado. Este é um um bom exemplo de como canalisar a energia da iluminação pública para fins, culturais, sociais e educativos.
O LUMINA integra uma rede internacional de Festivais de Luz em todo o Mundo com parcerias na Austrália, Singapura, Israel, Rússia, Alemanha, França, Holanda, Eslovénia, Polónia (entre outros) o que garante uma programação internacional de excelência, inclusivé apresentando obras comissariadas especialmente para o festival.
Acresce que os fundadores do LUMINA são a dupla de artistas Nuno Maya e Carole Purnelle, responsáveis pelo atelier OCUBO.com, referência internacional nas áreas de video mapping e projecções interactivas, com projectos realizados no mundo inteiro.
Com o objectivo de partilhar a Luz e permitir ao público apropriar-se do espaço urbano de uma forma criativa, Nuno Maya e Carole Purnelle não deixam lugar para dúvidas de que o Lumina vai ser para todos uma experiência inolvidável!
2014
2011
LUMINA Festival da Luz é um evento gratuito dedicado à arte da luz, multimédia e interactividade com intervenções ao longo das paisagens urbanas e naturais dos locais onde é apresentado.
Espectáculos de luz participativos, projecções multimédia gigantes, esculturas, plataformas interactivas, instalações e performances transformam o espaço público numa nova experiência cultural, sob a direcção artística dos fundadores do festival Nuno Maya e Carole Purnelle | www.OCUBO.com.
Em 2011 o LUMINA Festival da Luz foi apresentado em Sintra, Património Mundial da UNESCO.