© 2019 - All rights reseved

FESTIVAL

INFORMAÇÕES

SOBRE

O LUMINA Festival da Luz tem o prazer e privilégio de, uma vez mais, iluminar as noites de Cascais de 21 a 23 de Setembro de 2018 das 20h às 24h. O Festival dedica a sua 7ª Edição às Cores e Formas.

 

Artistas nacionais e internacionais, prestam tributo ao tema do Festival através de obras e criações únicas, guiando o visitante ao longo de um percurso de experiências emocionais e sensoriais. Sob a forma de projectos contemplativos, video mappings, performances, desfiles ou ainda projectos interactivos, o objectivo do Festival prende-se por celebrar cores e formas em todas as suas nuances, sentidos e aspectos, mas também permitir aos visitantes, interpretarem livremente diferentes formas de expressão, interagirem e participarem nas obras artísticas, proporcionando-lhes uma experiência única.

Visitado por mais de 400 mil pessoas, o Festival é considerado pelo The Guardian como um dos 10 melhores Festivais de Luz na Europa.

Com investimento da Câmara Municipal de Cascais, Embaixadas e privados, o LUMINA é um evento único que reforça a identidade

de Cascais e traduz a aposta da autarquia na diversificação da oferta cultural do concelho.

EFFE LABEL

LUMINA recebeu este ano, pela segunda vez, o Selo EFFE 2017-2018 Remarkable Festival, atribuído pela European Festivals Association (EFA), reconhecndo o Festival da Luz, pela sua elevada qualidade artística e significativo impacto a nível local, nacional e internacional. Os especialistas da EFA salientam ainda o profissionalismo do LUMINA, realçados pela sua relevante agenda ambiental e pelos projetos de envolvimento com a comunidade.

POLÓNIA-PAÍS CONVIDADO 2018

À semelhança da dinâmica da edição anterior, o LUMINA apresenta um país convidado. Este ano é a Polónia. Numa iniciativa promovida pela Embaixada da República da Polónia em Lisboa, o país convidado apresentará alguns dos seus destaques culturais e gastronómicos. Ao longo dos 3 dias, os visitantes podem conhecer mais sobre a gastronomia e cultura do país no Polish Corner e também admirar a obra do artista polaco convidado, Robert Sochacki. 

708X708_POLAND_1-01.png

PAÍS CONVIDADO

EMBAIXADA-POLÓNIA----preto.png
708X708_TURISMOPOLONIA-01.png
708X708_EDP_POLONIA-01.png

PARCEIRO ESTRATÉGICO PAÍS CONVIDADO

CASCAIS EUROPEAN YOUTH CAPITAL 2018

O LUMINA associou-se ao Cascais European Youth Capital e, unindo forças para que os jovens possam ter um papel cada vez mais ativo no Festival, trabalham com a comunidade local, através da realização de workshops artísticos, cujas obras finais são apresentadas no Festival e ainda de instalações artísticas.